
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) inaugurou na terça-feira (14) a unidade do programa Cozinhalimento no município de Promissão, no interior paulista. A cozinha profissional entregue é a 277ª unidade implantada no estado, com investimento de R$ 90 mil, reforçando a meta do Governo de São Paulo de alcançar 300 unidades até meados de 2026. Na atual gestão, o programa já ultrapassa mais de 220 cozinhas inauguradas em diferentes regiões paulistas.
A entrega contou com a presença do prefeito Hamilton Foz, da presidente da Câmara Municipal, Isabel Cristina Roz de Carvalho Santaella, e do subsecretário de Abastecimento, Diógenes Kassaoka.
SAIBA MAIS: Programa de segurança alimentar do Governo de SP está presente em mais de 40% dos municípios paulistas
Com foco em segurança alimentar, inclusão produtiva e geração de renda, o Cozinhalimento promove a instalação de cozinhas equipadas para a realização de cursos, oficinas e capacitações voltadas à população local, formando agentes multiplicadores e incentivando o empreendedorismo.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Geraldo Melo Filho, a importância da iniciativa é o contato direto da política pública com o final da cadeia produtiva.
“O Cozinhalimento representa o fechamento de um ciclo que começa no campo. Hoje estivemos com produtores, acompanhando de perto a produção, e aqui vemos esse alimento sendo transformado, gerando renda, oportunidade e qualidade de vida para a população. É a política pública conectando quem produz a quem consome, com valor agregado e inclusão”, destacou o secretário.
O subsecretário de Abastecimento, Diógenes Kassaoka, ressaltou o papel do programa. “O Cozinhalimento é uma ferramenta que une segurança alimentar, capacitação e desenvolvimento local. A formação de agentes multiplicadores amplia o alcance das políticas públicas e fortalece as comunidades”, afirmou.
O programa já capacitou mais de 35 mil pessoas em todo o estado, com cursos voltados à alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos e geração de renda.
O Cozinhalimento é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, executada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que promove a instalação de cozinhas profissionais nos municípios para treinamento da população em alimentação, nutrição e empreendedorismo.
As unidades são estruturadas com equipamentos completos e destinadas à realização de cursos e oficinas práticas, com foco na inclusão produtiva e na disseminação de conhecimento nas comunidades.
O programa tem como base legal o Decreto nº 50.807, de 18 de maio de 2006, e atua na formação de agentes multiplicadores, ampliando o impacto das ações de segurança alimentar em todo o estado.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 16° Máx. 23°