
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), divulgou nessa quarta-feira, 15, o balanço do primeiro trimestre do projetoTurismo na Estrada. Conforme os indicadores, a iniciativa atendeu 80 municípios, com a participação de mais de 250 pessoas nas ações realizadas no período.
De acordo com os dados, 100% dos participantes aprovaram os conteúdos aplicados, que contribuíram para enriquecer os conhecimentos sobre a gestão do turismo.
Durante a programação, foram realizados workshops, palestras e atividades interativas com foco em temas estratégicos, como regionalização do turismo, gestão e governança do setor, além de planejamento estratégico. Também foram abordadas diretrizes da Política Nacional de Turismo, do Programa de Regionalização do Turismo, da Plataforma de Inventariação Turística (PIT) e do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
A ação itinerante também levou orientações sobre acesso a crédito e financiamento, incluindo informações sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), linhas de crédito por meio da Agência de Fomento, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de esclarecimentos sobre o Fundo Municipal de Turismo e o Observatório do Turismo.
A secretária da Setur, Ana Maria Monteiro, pontuou que oTurismo na Estradareafirma o compromisso do Governo do Tocantins em fortalecer o turismo de forma estruturada e integrada. “Nosso objetivo é apoiar os municípios no aprimoramento de suas políticas públicas, incentivando a organização da governança local e regional e a valorização das potencialidades de cada território. Ao promover espaços de diálogo e troca de experiências, buscamos construir, de forma conjunta, estratégias sólidas que impulsionem o desenvolvimento do turismo em todo o estado, gerando oportunidades, emprego e renda para a nossa população”, destacou.
De acordo com a secretária de Turismo do município de Peixe, a 302 km de Palmas, Fabiana Pereira do Nascimento, o projetoTurismo na Estradapermitiu compreender melhor a importância de aprimorar a qualidade dos serviços, além de reduzir os impactos ambientais. “O projeto representa uma oportunidade valiosa para os municípios compartilharem experiências e fortalecerem os laços regionais, buscando, em conjunto, o desenvolvimento turístico do estado em âmbito nacional”, considerou.
Turismo na Estrada
Lançado em fevereiro de 2025 pelo governador Wanderlei Barbosa, o projeto tem como objetivo fortalecer a governança regional e a articulação entre os municípios, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor turístico no estado. A iniciativa também busca ampliar a integração das regiões turísticas do Tocantins no cenário nacional, qualificar os serviços oferecidos aos visitantes e reduzir os impactos ambientais nos roteiros turísticos.
Parcerias
O projeto conta com a parceria das prefeituras e reúne gestores municipais e regionais de turismo, membros dos Conselhos Municipais de Turismo e das Instâncias de Governança Regionais, além de estudantes e empreendedores do segmento turístico.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°