
Minas Gerais conquistou, na WTM Latin America 2026, em São Paulo, o prêmio de Destino Gastronômico do Ano de 2026, concedido pelo Mercado & Eventos no M&E Awards – Destinos do Ano 2026. O reconhecimento foi confirmado em votação que reuniu mais de 84 mil votos entre profissionais do trade e leitores de todo o país, consolidando Minas como uma das maiores referências do turismo gastronômico brasileiro.
A conquista deu visibilidade nacional ao estado em um dos ambientes mais estratégicos do turismo internacional, reforçando a gastronomia mineira como patrimônio cultural, diferencial competitivo e ferramenta efetiva de promoção de destinos.
O governador Mateus Simões ressalta a dimensão estratégica da gastronomia para a economia do estado.
“Esse prêmio confirma que Minas Gerais soube transformar sua vocação cultural em oportunidade, desenvolvimento e projeção nacional. Nossa gastronomia é patrimônio vivo, gera emprego, movimenta cadeias produtivas em todas as regiões do estado e fortalece a imagem de Minas como destino de excelência”.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais , Leônidas Oliveira, o prêmio expressa uma conquista que ultrapassa o simbolismo e se traduz em desenvolvimento para os territórios.
“Minas transforma cultura em pertencimento, memória em experiência e gastronomia em destino. Receber esse prêmio na WTM é o reconhecimento de uma trajetória construída por nossas cozinhas, por nossos produtores, por nossos territórios e por um povo que sabe acolher como poucos. A cozinha mineira é uma síntese da nossa identidade e uma porta de entrada poderosa para quem quer conhecer Minas Gerais em sua profundidade”, afirma.
O prêmio recebido por Minas na maior feira de turismo da América Latina fortalece, assim, a reputação do estado no Brasil e no exterior e gera reflexos concretos sobre a economia da hospitalidade. Ao projetar sua gastronomia no cenário nacional e internacional, Minas amplia o desejo de viagem, atrai novos visitantes, estimula o consumo turístico e impulsiona a atividade de bares, restaurantes, cozinhas tradicionais, mercados, produtores locais, empreendedores e trabalhadores do setor. Trata-se de uma visibilidade que se converte em circulação econômica, dinamismo para os destinos e novas possibilidades de emprego e renda em todas as regiões mineiras.
Na WTM Latin America, Minas também realizou uma participação ativa de promoção institucional e comercial, reunindo municípios, destinos, parceiros e expressões da cozinha mineira em seu estande. Entre os destaques, Paracatu esteve presente representando a força dos territórios, dos saberes culinários e da hospitalidade mineira em uma vitrine voltada à geração de negócios, conexões e posicionamento turístico. A presença mineira na feira reafirmou que promover cultura, turismo e gastronomia de forma integrada é também abrir mercados e ampliar oportunidades para toda a cadeia produtiva do setor.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°