
O Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (16) a embarcação FB-20 totalmente reformada e modernizada, que passa a reforçar a operação da travessia Santos/Guarujá — uma das mais movimentadas do mundo em volume de veículos, com média diária de cerca de 28 mil usuários. A cerimônia foi realizada com a presença do subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim.
Com investimento de R$ 6,9 milhões, a FB-20 passou por reforma estrutural completa, com intervenções estruturais de caldeiraria, revisão completa dos sistemas de propulsão e geração de energia, além de melhorias nos sistemas hidráulicos, elétricos e eletrônicos.
A embarcação também recebeu atualização dos equipamentos de segurança e salvatagem, serviços de pintura e adequações operacionais, garantindo mais confiabilidade e desempenho no transporte de passageiros e veículos.
Com 48 metros de comprimento e capacidade para até 36 veículos e 120 pedestres, a FB-20 será incorporada à frota para ampliar a oferta e otimizar a operação entre as margens, contribuindo para a fluidez do sistema, que funciona 24 horas por dia.
“Estamos concluindo um ciclo importante de modernização das travessias litorâneas, com a entrega de embarcações reformadas e mais seguras, o que torna o sistema mais eficiente e melhora a experiência de quem depende diariamente desse serviço para trabalhar, estudar e se deslocar”, explicou Amorim.
SAIBA MAIS: Porto de São Sebastião projeta novo recorde em movimentação de cargas em 2026
A ligação entre Santos e Guarujá é considerada uma das mais relevantes do estado, tanto pelo volume de usuários quanto pela sua importância logística e econômica para a Baixada Santista. Em 2025, o sistema transportou mais de 10 milhões de usuários, incluindo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. A travessia também desempenha papel fundamental na mobilidade regional, atendendo trabalhadores, moradores e turistas que utilizam diariamente o serviço.
As iniciativas integram o robusto programa estadual de modernização do sistema de travessias litorâneas de São Paulo, com investimento de mais de R$ 240 milhões desde 2023, voltado à renovação de embarcações e à requalificação da infraestrutura dos terminais em todo o Estado.
O plano prevê a entrega contínua de embarcações modernizadas e a execução de obras estratégicas, com foco na ampliação da capacidade operacional e na melhoria da experiência dos usuários em todo o sistema.
Nesse período, o Governo de São Paulo já entregou 23 embarcações modernizadas, sendo sete destinadas à travessia São Sebastião/Ilhabela, 12 às rotas Santos/Guarujá e Santos/Vicente de Carvalho e outras quatro para as rotas do litoral sul.
Paralelamente, foram realizadas intervenções estruturais relevantes. Em Santos/Vicente de Carvalho, houve a reforma das estações de Vicente de Carvalho e da Praça da República, além da implantação de um novo flutuante. Em Cananéia, foi construído o flutuante DH III, em Ariri. Já na travessia São Sebastião/Ilhabela, além da dragagem, iniciada em março deste ano, foram modernizados os dois atracadouros e a estação de passageiros de São Sebastião. Também seguem em andamento as obras de reforma da Estação de Passageiros de Cananéia.
Ao longo do período de 2023 a 2026, o Governo de São Paulo assegurou a continuidade e a eficiência operacional do sistema de travessias com a aplicação de mais de R$ 1 bilhão em despesas operacionais, fundamentais para a manutenção do serviço.
Somados aos investimentos na modernização da frota e na requalificação da infraestrutura (R$ 240 milhões), o aporte total se aproxima de R$ 1,3 bilhão.
Destaca-se que, mesmo diante do cenário inflacionário dos últimos anos, as tarifas do sistema foram mantidas sem reajuste no período, reforçando o compromisso com a modicidade tarifária e o acesso da população ao serviço.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 16° Máx. 23°