
O governo do Estado de São Paulo entregou nesta sexta-feira (17) duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Caieiras e Franco da Rocha, além do Sistema de Expansão de Esgotamento Sanitário que contempla as duas cidades e ainda Francisco Morato. As ações receberam investimento de R$ 168 milhões da Sabesp e integram o programa Na Rota da Água. As obras vão beneficiar 46,2 mil famílias (cerca de 127 mil pessoas) e ampliar o saneamento básico na região metropolitana da capital, reduzindo a poluição de rios e córregos da região.
“Isso é a materialização de um sonho. No estado de São Paulo, o mais rico do Brasil, em 2022, essa região aqui tinha zero de tratamento de esgoto. E até 2029 todo mundo vai ter”, disse o governador Tarcísio de Freitas na inauguração da ETE em Caieiras. “SP vai dar uma demonstração de como se chega na universalização do saneamento até 2029. Esse modelo está sendo construído e vai dar resultado. Vamos dar um passo importante na resiliência hídrica, na despoluição do rio Tietê, na preservação dos mananciais.”
LEIA MAIS: Com 97% concluída, obra da Hidrovia Tietê-Paraná entra na fase final de vistoria
Com investimento aproximado de R$ 94 milhões, a ETE Caieiras beneficiará cerca de 65 mil pessoas. Nesta primeira etapa, a unidade terá capacidade para tratar até 200 litros de esgoto por segundo, com tecnologia de alta eficiência que garante a remoção adequada da carga poluente, contribuindo para a proteção dos corpos d’água e a melhoria dos indicadores ambientais. A nova estação também reforça o avanço rumo à universalização do saneamento, com reflexos diretos na saúde pública e na qualidade de vida da população.
“Esta obra representa um avanço significativo na universalização do saneamento no município e na Região Metropolitana de São Paulo. Este é um compromisso do Governo de SP com a dignidade das pessoas, a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária da Semil , Natália Resende.
No município vizinho, Franco da Rocha passa a contar com a ETE Água Vermelha, com capacidade para tratar até 200 litros de esgoto por segundo e equipada com a mesma tecnologia adotada em Caieiras. O sistema garante a remoção eficiente da carga poluente, contribuindo para a despoluição de corpos hídricos, como o Ribeirão Água Vermelha, além de prevenir a contaminação do solo e reforçar a proteção dos recursos naturais da região.
A nova unidade assegura o tratamento adequado dos efluentes antes de seu retorno ao meio ambiente e contribui para a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública. O fortalecimento do saneamento básico também impacta diretamente a qualidade de vida da população e favorece o crescimento urbano de forma planejada e sustentável.
Desde a desestatização, em 2024, a companhia vem acelerando os investimentos em saneamento e resiliência hídrica na região. As duas entregas representam mais um avanço na ampliação da infraestrutura de saneamento básico no Estado.
O programa “Na Rota da Água” é uma iniciativa do Governo de São Paulo que reúne obras e visitas técnicas voltadas à ampliação da segurança hídrica e da cobertura de saneamento nas mais de 370 cidades atendidas pelo novo contrato da Sabesp.
Em 19 de fevereiro, o programa teve início com as primeiras entregas em Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, que somaram R$ 137 milhões em investimentos e beneficiaram cerca de 500 mil pessoas.
As ações integram os esforços do Governo de São Paulo para avançar na universalização do tratamento de esgoto, garantindo mais dignidade, saúde e equilíbrio ambiental para a população. O conjunto de investimentos faz parte do plano de cerca de R$ 70 bilhões que a Sabesp prevê aplicar até 2029, com o objetivo de ampliar o acesso ao saneamento na área de cobertura da companhia.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 16° Máx. 23°