
Município participa de uma das maiores feiras do setor na América Latina, realiza atendimentos ao trade e conquista reconhecimento internacional
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou de mais uma edição da WTM Latin America, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo.
Integrando o estande do Governo do Estado de São Paulo, o município apresentou materiais promocionais com destaque para as belezas naturais, o ecoturismo, a gastronomia, a cultura caiçara, o turismo responsável de avistamento de baleias e os diversos atrativos turísticos da cidade.
Durante os três dias de evento, foram realizados cerca de 450 atendimentos a visitantes, operadores e agentes de viagens, em alinhamento à estratégia de fortalecimento do posicionamento de São Sebastião nos mercados nacional e internacional, com foco na ampliação do fluxo turístico e no estímulo à economia local.
A Setur, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião (Comtur), também apoiou o trade local ao disponibilizar transporte para representantes de empresas do setor, favorecendo a participação nas atividades da feira e a ampliação de oportunidades de negócios e de intercâmbio profissional.
Durante a programação, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou o Guia das Aldeias Indígenas do Estado de São Paulo, resultado de um mapeamento do turismo em territórios indígenas. A Aldeia Indígena do Rio Silveiras, localizada no extremo sul de São Sebastião, integra o guia, que reúne 113 aldeias de diferentes etnias, das quais 16 estão abertas à visitação em formatos pedagógicos e sociais.
O município também obteve reconhecimento na 6ª edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America 2026, ao conquistar o 3º lugar com o ‘Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos’, desenvolvido pela Setur. A premiação, na categoria ‘Melhores iniciativas para enfrentamento das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade’, posiciona o projeto entre os destaques do continente em práticas de sustentabilidade no turismo. Ao todo, 191 iniciativas de 16 países foram inscritas, das quais 26 avançaram à etapa final.
O programa desenvolvido em São Sebastião foi reconhecido por integrar ações de conservação ambiental, desenvolvimento econômico, inclusão social e turismo sustentável, com execução baseada em parcerias institucionais que envolvem o Instituto Baleia Jubarte, ProBaleia, Instituto Argonauta, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Alcatrazes) e a Marinha do Brasil.
#PraTodosVerem:Sequência de fotos em feira de turismo com estandes iluminados e movimentados. Pessoas circulam, conversam e trocam materiais promocionais. Há apresentação em palco com telão sobre turismo responsável, reuniões de negócios em mesas e, ao final, um grupo posa para foto segurando um certificado. Fim da descrição.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°