
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), divulgou na quarta-feira, 22, o aumento no número de municípios que passaram a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento faz parte do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil e tem como objetivo fortalecer a governança local e regional, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e a estruturação dos destinos turísticos.
De acordo com a Gerência de Produtos Turísticos da Setur, iniciativas como o programa Turismo na Estrada foram fundamentais para o avanço dos indicadores, elevando para 62 o número de municípios tocantinenses inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, o Tocantins ganha destaque no cenário da Região Norte. “Esse resultado é bastante relevante, pois demonstra que o Tocantins está alinhado à Política Nacional de Turismo, que prioriza o ordenamento, a regionalização e o fortalecimento da gestão descentralizada do setor”, destaca o gerente do setor, Eduardo do Vale.
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam cumprir critérios obrigatórios estabelecidos pelo Ministério do Turismo (MTur), voltados à governança e à estruturação do setor. Entre eles, estão a existência de órgão municipal de turismo, conselho ativo, orçamento próprio, participação em instâncias regionais e cadastro em sistema eletrônico.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro, o crescimento no número de municípios inseridos é resultado do trabalho conjunto entre as equipes estadual e municipais, aliado ao compromisso dos gestores locais. “Esse número recorde de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é motivo de grande satisfação, pois evidencia o empenho do governador Wanderlei Barbosa em apoiar ações estratégicas da Setur, fortalecendo o turismo e promovendo o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, ressalta a secretária.
Mapa do Turismo
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define áreas prioritárias para atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. Ele permite uma visão ampla do potencial turístico nacional, facilitando a gestão e a distribuição mais eficiente de recursos.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°