Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) fizeram nesta quinta-feira (23) um protesto por melhores políticas de permanência dos estudantes, como alimentação e moradia e aumento das bolsas estudantis.
A manifestação foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e passou pelas ruas próximas ao campus Butantã.
Os alunos estão em greve desde o dia 15 contra cortes no programa de bolsas, falta de vagas de moradia estudantil e no fornecimento de água. Mais de 120 cursos em pelo menos cinco dos dez campi aderiram à greve.
Funcionários da universidade também estão paralisados contra perdas salariais, políticas de terceirização e precarização do atendimento nos restaurantes universitários e más condições sanitárias.
"A universidade fala que não tem dinheiro e essa foi inclusive o mesmo motivo de os funcionários entrarem em greve. Há dinheiro para diversos itens discutíveis e precisamos de investimento para permanência estudantil”, disse Júlia Urioste, coordenadora-geral do DCE Livre da USP e estudante de Artes Cênicas.
Os estudantes pedem a criação de uma mesa de negociações com a reitoria.
Há previsão de nova mobilização nesta sexta-feira (24) pela manhã, dentro do campus Butantã, com protestos junto à reitoria.
Educação MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação
Educação Prova Nacional Docente tem adesão de mais de 2 mil redes de ensino
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira Educação Estudo revela preservação de tecidos de pterossauro por 113 milhões Pterossauros eram répteis voadores que viveram ao lado dos dinossauros Mín. 12° Máx. 16°