
Após completar um ano do início das ações de atendimento habitacional do Governo de São Paulo para reassentamento voluntário de famílias da Favela do Moinho, o investimento estadual já soma R$ 128,5 milhões até o momento. O cálculo é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, que já concluiu 96% das mudanças previstas no local.
Somente para aquisição de imóveis, o Estado aportou R$ 99,3 milhões até o momento. Pelo acordo firmado com o Ministério das Cidades, a gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas deveria pagar R$ 70 mil por unidade habitacional, totalizando R$ 59,5 milhões. Ou seja, o investimento já feito pelo Estado é 67% maior do que a previsão inicial.

“O mais importante é o resgate dessas famílias. Nós fizemos um adiantamento dos recursos dentro dessa parceria. Nós temos um crédito com o Governo Federal de adiantamentos que fizemos para que a operação fosse mais rápida e tivesse solução de continuidade”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.
“Como o Governo Federal tem uma certa dificuldade para adquirir os imóveis, para operacionalizar com a Caixa, o Governo do Estado se adiantou adquirindo essas unidades e agora estamos fazendo um acerto financeiro”, acrescentou.
A CDHU está quitando os imóveis e enviando documentações para que a Caixa Econômica Federal faça o ressarcimento dos valores devidos. Até o momento, 38 imóveis foram ressarcidos pela instituição federal, com valores de R$ 6,6 milhões. O banco ainda vai ressarcir R$ 83 milhões ao Estado.
[Post Instagram]
Para completar os R$ 128 milhões aportados pelo Estado, R$ 29 milhões foram aplicados pelo governo paulista no trabalho das equipes sociais, de engenharia e no pagamento de auxílio-moradia às famílias que ainda aguardam o acesso às moradias definitivas.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°