
Os atletas do Time São Paulo ganharam nove das 17 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil nesta quinta-feira (23), primeiro dia do Grand Prix Internacional de atletismo, sediado em Rabat, Marrocos. Foram também três medalhas de prata e duas de bronze dos atletas apoiados pelo programa de fomento ao paradesporto da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Ao todo, o Brasil encerrou o dia na liderança do quadro de medalhas, com 17 medalhas de ouro.
Representantes do Time São Paulo, ganharam a medalha de ouro os atletas Jerusa Geber (100m T1), Fabrício Ferreira (100m T13), Rayane Soares 100m (T13), Maria Clara Lima (100m T46/47), Christian Gabriel da Costa (100m T37), Mateus de Lima (100m T44), Giovanna Boscolo (lançamento de Club), Beth Gomes (arremesso de peso (F53/F54/F55) e Zileide Cassiano (salto em distância T20).
As medalhas de prata foram conquistadas por Kesley Teodoro (100m T12), Verônica Hipólito (100m T35/36) e Caio Pereira (arremesso de peso F12/F13/F20). As de bronze ficaram com Wanna Brito (lançamento de Club F32) e Ana Beatriz Dias (lançamento de disco F11/F38/F44).

“Parabéns a todos os atletas medalhistas pelo excelente resultado, mostrando que estão bem posicionados em relação aos adversários internacionais que devem encontrar no Campeonato Mundial de 2027 e nas Paralimpíadas de Los Angeles-2028”, disse Marcos da Costa, secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Giovanna Boscolo comemorou a conquista da medalha de ouro na sua prova. “Retomei a carreira paradesportiva em 2023 e os resultados que tenho alcançado mostram que acertei na decisão. Muito feliz por somar mais essa conquista internacional ao meu currículo, ficando à frente de uma atleta marroquina que tinha toda torcida a favor e da minha compatriota Wanna Brito, referência no lançamento de club”, disse Giovanna.
A competição continua até sábado (25), envolvendo ao todo 36 atletas Paralímpicos, sendo 22 do Time São Paulo. O Grand Prix é a única competição internacional do ano e serve como preparação para o Para-pan e o Campeonato Mundial de 2027.
O Time São Paulo Paralímpico é um programa criado em 2011, fruto da parceria entre o Governo do estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro, para apoiar o desenvolvimento de atletas paralímpicos de alto rendimento, fortalecendo suas carreiras e aumentando as chances de conquistas nacionais e internacionais.
Desde o início, com um grupo formado apenas por 21 esportistas e quatro atletas-guia, o projeto já mostrava potencial e, ao longo dos anos, teve papel importante no bom desempenho do Brasil em competições como os Jogos Parapan-Americanos e Jogos Paralímpicos. Os resultados foram tão relevantes, que, caso o Time São Paulo fosse um país, ocuparia posição de destaque no quadro de medalhas dessas competições, tornando-se potência internacional.
Em 2026, o programa investe R$ 8,2 milhões em 157 atletas, sendo 43 novos, de 16 modalidades paralímpicas diferentes. O programa segue construindo uma trajetória de conquistas esportivas e impacto social graças ao trabalho de atletas, técnicos e gestores que honram o compromisso com inclusão, respeito e excelência no esporte.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°