
Em três anos de concessão do Lote Noroeste Paulista, a Ecovias Noroeste Paulista ampliou em dez vezes o monitoramento das rodovias por meio de câmeras inteligentes. Ao todo, foram instaladas 619 câmeras de alta tecnologia ao longo dos 600 quilômetros de vias no interior do estado, reforçando a segurança viária e modernizando a experiência dos motoristas. Concedida pelo Governo de São Paulo, os investimentos ao longo de 30 anos devem chegar a R$ 14 bilhões.
O Lote Noroeste Paulista abrange trechos de 600 km de rodovias, incluindo as SP-310, SP-333, SP-326, SP-351 e SP-323, que interligam cidades como São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.
O sistema de monitoramento por câmeras com Detecção Automática de Incidentes (DAI) passou a operar com 619 equipamentos distribuídos ao longo das rodovias, acompanhados 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Com uso de inteligência artificial, as câmeras identificam em tempo real situações como veículos parados, acidentes, contramão, presença de pedestres e objetos na pista. Os alertas são emitidos automaticamente, permitindo resposta rápida das equipes operacionais e reduzindo o risco de acidentes.

Outro avanço importante é a implantação do sistema de pesagem em movimento (HS-WIM), na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Araraquara. A tecnologia, ainda em fase de teste, permite fiscalizar o excesso de carga sem necessidade de parada dos veículos, utilizando sensores no pavimento e câmeras inteligentes para identificar o tipo, peso e características dos caminhões em poucos segundos.
A inovação melhora a fluidez do tráfego, reduz o desgaste do pavimento e contribui para a diminuição de emissões, já que elimina paradas e retomadas frequentes.
Outro avanço adotado ao longo desses últimos três anos, foi a digitalização do atendimento ao usuário com a substituição dos antigos telefones de emergência pela plataforma SOS.ECO.BR. A ferramenta permite acionar socorro diretamente pelo celular, com localização automática, ampliando o acesso ao serviço inclusive em trechos que antes não tinham cobertura de sinal.
A concessão se destaca pelo pioneirismo na implantação dos pórticos de cobrança eletrônica do sistema Siga Fácil do Governo de São Paulo. O modelo elimina cabines e cancelas, utilizando tecnologia de leitura automática de placas e TAGs, permitindo que os motoristas sigam viagem sem paradas, com mais fluidez, segurança e eficiência.
Em três anos, foram instalados oito pórticos, em operação nos dois sentidos, distribuídos em quatro pontos estratégicos das rodovias administradas pela Ecovias Noroeste Paulista. As primeiras implantações ocorreram em 2024, em Itápolis e Jaboticabal (SP-333), seguidas por Dobrada (SP-326) e, mais recentemente, Taiúva, em dezembro de 2025.
Os investimentos em inovação, aliados às melhorias na infraestrutura, como ampliação da malha rodoviária, implantação de terceiras faixas e ampliação da capacidade das rodovias, têm contribuído para tornar as viagens mais seguras, rápidas e eficientes dos usuários do Lote Noroeste Paulista, fortalecendo a logística e o desenvolvimento regional no interior do estado.
Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas, reduz acidentes e poluentes e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido.
O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes.
O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°