
A Fatec São Paulo , da capital, iniciou um novo capítulo em sua trajetória de inovação e responsabilidade ambiental. Em parceria com a Enel Distribuição São Paulo e a DEODE Inovação e Eficiência em Energia, a unidade passa por um amplo processo de modernização de seus sistemas de iluminação e climatização, consolidando-se como referência em eficiência energética no ensino tecnológico público.
O projeto, viabilizado por meio de uma chamada pública de projetos, representa um investimento total de R$ 1.119.499,03 e prevê a substituição de 3.220 lâmpadas convencionais por 3.070 luminárias com tecnologia LED, além da troca de 41 equipamentos de ar-condicionado por modelos inverter, reconhecidos pelo menor consumo energético e maior desempenho operacional.
Mais do que uma atualização de infraestrutura, a iniciativa posiciona a unidade como protagonista em práticas sustentáveis dentro do Centro Paula Souza. A estimativa é de uma economia anual de 529,87 MWh, volume equivalente ao consumo médio de mais de 300 residências, além de uma redução de 92,72 kW na demanda energética nos horários de pico, contribuindo diretamente para o alívio do sistema elétrico local.
O impacto se estende também à qualidade dos ambientes acadêmicos. Com maior eficiência luminosa e térmica, estudantes, professores e colaboradores passam a contar com espaços mais confortáveis, seguros e adequados às atividades de ensino e aprendizagem. A vida útil dos novos equipamentos, superior a uma década, reforça o caráter estratégico e de longo prazo do investimento.
Para o vice-presidente do Centro Paula Souza, Maycon Geres, o projeto simboliza uma mudança de mentalidade que acompanha a evolução da educação pública. “Estamos falando de uma transformação que ultrapassa a dimensão técnica. Quando uma instituição pública decide investir em eficiência energética, ela está educando pelo exemplo. Estamos mostrando aos nossos alunos que inovação não é apenas sobre tecnologia, mas sobre responsabilidade, consciência e visão de futuro. Cada escolha que fazemos dentro das nossas unidades precisa dialogar com o mundo que queremos construir, mais sustentável, mais inteligente e mais preparado para os desafios que já estão postos. Esse é o compromisso que orienta nossas decisões.”
O presidente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, ressalta o alinhamento da iniciativa com a estratégia institucional e a gestão eficiente dos recursos públicos. “A modernização da Fatec São Paulo representa um avanço consistente na forma como o Centro Paula Souza conduz seus investimentos. Trata-se de uma ação que alia eficiência, sustentabilidade e melhoria direta das condições de ensino, garantindo ambientes mais adequados para alunos e servidores. Ao mesmo tempo, reforça nosso compromisso com a boa gestão dos recursos públicos, direcionando investimentos para soluções que geram impacto concreto, duradouro e alinhado às demandas contemporâneas da educação.”
O projeto também incorpora uma dimensão educativa e ambiental relevante. Estão previstas ações de capacitação e conscientização voltadas à comunidade acadêmica, com foco no uso racional da energia.
“A parceria firmada com a Enel é um marco importante na história da Fatec São Paulo. A renovação dos sistemas de iluminação e climatização e conscientização da comunidade acadêmica sobre o uso consciente da energia elétrica colocam a unidade na vanguarda da sustentabilidade nas instituições públicas de ensino”, afirma Esmeralda Macedo Serpa, vice coordenadora da Fatec.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°