
O Governo de São Paulo abriu nesta segunda-feira (27) seu estande na Agrishow 2026, que segue até 1º de maio em Ribeirão Preto. O espaço, um dos maiores da 31ª edição da feira, foi estruturado para apresentar, de forma integrada, políticas públicas, inovação tecnológica e ações de desenvolvimento sustentável para o agro paulista promovidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
“Temos orgulho desse agro tecnificado, diversificado, que faz a diferença e representa um quarto de nosso PIB. Nossa presença aqui é para agradecer a quem investe muito em tecnologia, para, junto com a pesquisa, aumentar nossa produtividade. É por isso que somos cada vez mais referência”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Ao longo do evento, o governo também apresenta em seu espaço os resultados do Programa Paulista de Regularização Fundiária, coordenado pela Fundação ITESP. Entre 2023 e março de 2026, foram regularizados mais de 237 mil hectares e emitidos mais de 12 mil títulos, além de 120 mil hectares com trabalhos técnicos fundiários, reforçando a política de inclusão produtiva e desenvolvimento territorial.
A programação do estande reúne ainda as principais iniciativas e tecnologias desenvolvidas pelos institutos ligados à secretaria. A APTA apresenta soluções em ciência e inovação voltadas ao aumento da produtividade e da sustentabilidade no campo. O Instituto Agronômico (IAC) destaca o desenvolvimento de variedades mais resistentes a desafios climáticos e sanitários, enquanto o Instituto de Zootecnia (IZ) leva a Caravana Giro do Leite, com foco na qualidade e eficiência da produção leiteira.
Também compõem o estande os trabalhos do Instituto Biológico (IB-Apta), do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), que ampliam a oferta de soluções em sanidade, inteligência de mercado e processamento de alimentos em diversas regiões do estado.
Já a Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) apresenta ações voltadas à assistência técnica, com foco em inovação, sustentabilidade e aumento da produtividade, especialmente para pequenos e médios produtores.
Outro destaque do estande é o espaço destinado ao crédito rural, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que amplia o acesso a financiamentos com condições facilitadas para pequenos e médios produtores. Desde 2023, o programa já disponibilizou mais de R$ 800 milhões em crédito, com taxas subsidiadas e linhas voltadas à modernização da produção, irrigação, sustentabilidade, apoio à pecuária e mulheres do agro. Com atendimento no local, o espaço busca estimular investimentos produtivos e aumentar a competitividade do setor no estado.
A edição deste ano marca um novo momento das Rotas de São Paulo, iniciativa de estímulo ao turismo rural. Pela primeira vez, o Pavilhão de Artesanais reúne, em um único espaço, as rotas do café, cachaça, vinho e queijo, com a participação de mais de 90 produtores.

Além da exposição e comercialização, o espaço destaca ações do governo para fortalecer essas cadeias, com iniciativas voltadas à formalização, assistência técnica, acesso a crédito e pesquisa aplicada.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°