
Os municípios da região do Médio Tietê, entre eles Botucatu, São Roque, Ibiúna e Tatuí, receberão investimentos de cerca de R$ 4,26 bilhões até 2029 voltados à ampliação dos serviços de saneamento em 31 municípios da região.
Os recursos serão aplicados na expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a implantação de novas estruturas, como estações de tratamento e elevatórias. Do montante total, mais de R$ 4 bilhões serão investidos entre 2026 e 2029, somando-se aos cerca de R$ 253,2 milhões já executados desde o segundo semestre de 2024 pela Sabesp. Esses investimentos tornaram-se possíveis graças a desestatização realizada pelo Governo de São Paulo em 2024.
As intervenções ampliam a segurança no abastecimento, especialmente em períodos de estiagem, reforçando as etapas de captação, tratamento e distribuição de água. Também contribuem para a redução do risco de contaminação dos mananciais, com a expansão do esgotamento sanitário, elevando os índices de coleta e tratamento e gerando impactos positivos nas condições ambientais e de saúde pública da região.
O avanço também aparece no investimento médio por habitante ao ano, que passou de R$ 79,08 para R$ 445,22 com o novo contrato, ampliando a capacidade de atendimento e acelerando o ritmo das obras.
“Estamos falando de mais de R$ 4 bilhões que começam a ser aplicados já nos próximos meses nos municípios da região, com foco na universalização dos serviços de água e esgoto até 2029. É um marco relevante para o interior de São Paulo e reforça o compromisso da Sabesp com a ampliação do acesso ao saneamento básico”, afirma João Paulo Tavares Papa, head de Relações Governamentais da Sabesp.
Os indicadores operacionais já evidenciam o aumento dos serviços. Desde 2024, foram incorporadas mais de 13,2 mil novas economias urbanas e 4,2 mil em áreas informais e rurais à rede de água; mais de 12 mil novas economias urbanas e 3,1 mil em áreas informais e rurais à coleta de esgoto; além de mais de 13,3 mil novas economias atendidas com tratamento de esgoto.
A tarifa social também avançou de forma expressiva na região, passando de 5.710 famílias beneficiadas, em junho de 2024, para 33.370 em fevereiro de 2026, ampliando o acesso ao saneamento para a população mais vulnerável.
Entre os 31 municípios contemplados, Ibiúna concentra o maior volume de investimentos previstos para 2026-2029, com R$ 852,7 milhões, totalizando R$ 880 milhões com os recursos já aplicados. Na sequência, destacam-se:
Completam a lista os municípios de: Agudos, Alambari, Anhembi, Arealva, Areiópolis, Bocaina, Boracéia, Capela do Alto, Cesário Lange, Conchas, Dourado, Laranjal Paulista, Pederneiras, Pereiras, Quadra, São Manuel, Sarapuí, Torre de Pedra e Torrinha.
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°