
O Governo de São Paulo entregou, nesta terça-feira (28), as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto. A intervenção contou com investimento de R$ 48 milhões, ampliando a eficiência operacional, melhorando o fluxo de embarque e desembarque e oferecendo mais conforto aos passageiros. A iniciativa também impulsiona o processo de internacionalização do terminal, tanto para voos de passageiros quanto de cargas.
O projeto inclui a construção de um novo boulevard sustentável e a ampliação do terminal, que passou de 3.600 m² para um complexo com mais de 10 mil m². A modernização prepara o aeroporto, atualmente o quinto maior do estado em movimentação de passageiros, para expandir sua capacidade de 700 mil para até 1,5 milhão de passageiros por ano até 2028. Em 2025, o terminal registrou 728 mil passageiros.

“Temos indústria e agro muito fortes em Ribeirão Preto. Precisávamos de um aeroporto para receber bem os nossos passageiros. A obra, que ampliou o espaço de 3,6 mil para 10 mil metros quadrados, com boulevard sustentável e passarela climatizada, realmente prepara o aeroporto para a internacionalização. Esse passo é muito bem-vindo em um dos maiores aeroportos do estado em termos de movimentação de passageiros. Ribeirão Preto merecia um equipamento deste nível”, afirmou Tarcísio.
As obras contemplam a criação de novas áreas operacionais e a requalificação completa da estrutura existente. Entre os destaques estão o novo pré-embarque, o novo desembarque doméstico e internacional, além de uma passarela climatizada de interligação. O terminal existente também passou por retrofit completo.

“A ampliação marca um avanço estratégico para a aviação regional paulista. A ampliação do Aeroporto Dr. Leite Lopes consolida como um importante hub regional, contribuindo para o desenvolvimento econômico, a atração de investimentos e a melhoria da conectividade no interior paulista”, declarou o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Outro destaque é a retomada do Terminal de Carga, com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. A expectativa é que o aeroporto atinja cerca de 800 mil passageiros já em 2026, crescimento próximo de 10% em relação ao ano anterior, mantendo média diária de 12 voos comerciais.
A obra foi concluída em 1 ano e 3 meses após a aprovação do Plano de Gestão de Infraestrutura (PGI), evidenciando a capacidade de execução e a eficiência do modelo de concessão. O projeto, executado pela concessionária Rede VOA, também se destaca pelos diferenciais de sustentabilidade e inovação.
Com arquitetura moderna e identidade visual marcante, o novo terminal incorpora soluções como interligação climatizada entre áreas operacionais, uso de iluminação inteligente e pontos de fornecimento de energia a biometano. Considerado o maior projeto arquitetônico em madeira do Brasil, o empreendimento está alinhado às práticas ESG, integrando eficiência operacional e responsabilidade ambiental.
Ouça o discurso do governador:
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°