
O Governo de São Paulo deu mais um passo para ampliar a presença, a liderança e o reconhecimento das mulheres no agronegócio paulista. Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Políticas para a Mulher e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento assinam, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, a Resolução SAA nº 10/2026, que institui a Câmara Temática das Mulheres no Agronegócio.
A medida regulamenta o avanço previsto no Decreto nº 69.664/2025 e cria, no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, um espaço de natureza consultiva, técnica e propositiva para fomentar o debate qualificado, a produção de estudos e a formulação de propostas de políticas públicas voltadas ao fortalecimento e à ampliação da participação feminina no agronegócio paulista.
“Quando o Governo de São Paulo cria uma Câmara Temática dedicada às mulheres no agronegócio, ele reconhece que elas já estão no campo, na gestão, na inovação, na sucessão familiar e na tomada de decisão. O nosso papel é garantir que essa presença seja cada vez mais visível, fortalecida e apoiada por políticas públicas concretas. A mulher do agro precisa ser ouvida, participar da construção das soluções e ocupar os espaços onde as decisões são tomadas”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Adriana Liporoni.
A assinatura aconteceu em um dos principais palcos do agro brasileiro, reforçando a presença das políticas públicas para mulheres em um setor estratégico para a economia paulista.
A Câmara Temática das Mulheres no Agronegócio terá como objetivos incentivar o empreendedorismo, a inovação e a liderança feminina no meio rural e agroindustrial; apoiar ações de capacitação, sucessão familiar e inclusão produtiva de mulheres no campo; propor medidas de valorização da atuação feminina nas cadeias produtivas; e estimular a articulação entre Poder Público, iniciativa privada, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e entidades representativas do setor.
“Promover o protagonismo das mulheres no campo é uma prioridade da nossa gestão. Isso impulsiona o desenvolvimento do agronegócio no estado, com mais inclusão produtiva, geração de renda e dinamismo econômico” afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho.
A resolução prevê que a Câmara seja composta por representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que coordenará os trabalhos, da Secretaria de Políticas para a Mulher, de órgãos estaduais com atuação correlata, entidades vinculadas à pasta, cooperativas, associações rurais, instituições de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e entidades representativas do setor agropecuário.
Entre as atribuições da Câmara estão a elaboração de estudos, diagnósticos e relatórios sobre a participação feminina no agronegócio paulista; a proposição de diretrizes e recomendações para o aperfeiçoamento de políticas públicas; a promoção de seminários e eventos técnicos; a articulação de parcerias institucionais; e o acompanhamento de iniciativas relacionadas ao tema.
A criação do colegiado ocorre em um momento em que a Agrishow também fortalece iniciativas voltadas à presença feminina no setor, como o espaço Agrishow Pra Elas, dedicado a conversas, aprendizado, conexão e valorização da atuação de mulheres no campo e nas diferentes frentes do agronegócio.
“A Câmara nasce para ouvir quem está na ponta, quem produz, quem empreende, quem pesquisa, quem lidera e quem sustenta o agro todos os dias. É um espaço para transformar demandas em propostas reais, diagnósticos e políticas públicas capazes de ampliar oportunidades para as mulheres do campo e do agro paulista”, completa a secretária.
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres, fortalecendo a rede de proteção, acolhimento e promoção da autonomia profissional e financeira em todo o estado.
Mais informações, acesse: www.spportodas.sp.gov.br
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°