
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Marinha do Brasil, o Projeto Baleia Jubarte e o ProBaleia, realizou, na última segunda-feira (27/4), a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias-Jubarte e Outros Cetáceos. A atividade marcou a abertura da programação do Baleia Week, que segue até o dia 2 de maio.
A oficina, que integra a programação do Baleia Week, registrou recorde de público, com mais de 200 inscritos, e ofereceu capacitação gratuita a agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região, além do público em geral. O objetivo é fortalecer a observação de baleias como produto turístico, de forma segura, responsável e sustentável.
Esta é a primeira edição do Baleia Week, evento voltado à educação ambiental e à valorização da relação entre comunidade e ambiente marinho. Com programação diversificada e acessível a públicos de todas as idades, a iniciativa reúne atividades educativas, culturais e interativas que destacam a importância da preservação dos cetáceos e dos ecossistemas marinhos. Entre as ações estão oficinas, visitas monitoradas ao Espaço Vida Marinha, exposições interativas, exibição de documentário, apresentações teatrais e shows musicais.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito José Reis, do secretário de Turismo, Leandro Pereira, e de representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Fundação Florestal, Instituto Argonauta, ProBaleia e Projeto Baleia Jubarte. A Marinha do Brasil também esteve presente, reforçando a atuação de órgãos federais na regulamentação e fiscalização das atividades náuticas, contribuindo para a segurança das operações e o cumprimento das normas ambientais vigentes.
Durante a oficina, foram abordados temas relacionados aos cetáceos, com orientações sobre condutas adequadas durante avistamentos e normas vigentes, conforme a Lei Federal nº 7.643/1987 e as Portarias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nº 117/1996 e nº 24/2002.
Os participantes receberão certificados digitais, e as embarcações de transporte de passageiros também serão contempladas com o Selo do Programa ‘Avistamento Responsável’, que reconhece o compromisso com práticas sustentáveis.
A temporada de passagem das baleias-jubarte pelo Canal de São Sebastião ocorre entre os meses de maio e agosto. Todos os anos, esses animais migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas, ideais para o acasalamento e o nascimento dos filhotes.
A programação completa pode ser conferida no site: www.saosebastiao.sp.gov.br.
#PraTodosVerem:Sequência de imagens mostra o evento em espaço coberto com estrutura de madeira, onde diversas pessoas estão sentadas assistindo a uma apresentação sobre baleias. No palco, autoridades e convidados falam ao público com apoio de telão. Em outra cena, participantes acompanham atentamente a atividade. Por fim, uma mesa de credenciamento exibe materiais informativos enquanto um participante realiza inscrição. Fim da descrição.
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
São Sebastião - SP São Sebastião consolida posição entre os destinos turísticos mais atrativos de São Paulo
São Sebastião - SP Festa de São Pedro começa nesta quinta-feira com quermesse, missa e tradicional procissão marítima
Turismo Empresários podem participar de quatro feiras internacionais ao lado do Viaje Paraná
Turismo Paraná foi o terceiro portão de entrada de turistas estrangeiros em maio no país
Turismo Turismo em Foco Paraná oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional
São Sebastião - SP XTERRA impulsiona turismo e leva ocupação hoteleira de Camburi a 70% no início do inverno
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
São Sebastião - SP Festival Glorifica Litoral reúne grandes nomes da música gospel em São Sebastião Mín. 12° Máx. 16°