
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (29) a indicação de Margareth Rodrigues Costa para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foram 49 votos favoráveis e 22 contrários.
A mensagem da Presidência da República que trata da indicação ( MSF 8/2026 ) recebeu parecer favorável do senador Jaques Wagner (PT-BA). Ele ressaltou que Margareth está "amplamente habilitada ao cargo".
Antes da votação em Plenário, nesta mesma quarta-feira, a indicada passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), onde recebeu 17 votos favoráveis e 9 contrários.
—Não chego sozinha. Eu trago, particularmente, a representatividade de muitas mulheres, mulheres muito corajosas. E de homens também, que impulsionaram toda a minha trajetória — disse.
Margareth Rodrigues Costa vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Aloysio Silva Corrêa da Veiga.
Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com sede em Salvador, ela se formou em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1985 e atua como juíza desde 1990.
Em 1993, tornou-se juíza do trabalho titular da vara de Jacobina (BA) e, posteriormente, das varas de Camaçari (BA) e de Salvador.
Em 2014, foi promovida a desembargadora do Tribunal do Trabalho da 5ª Região.
Senado Federal IFI: próximo presidente da República terá de enfrentar decisões fiscais difíceis
Senado Federal Debatedores criticam aumento de exigências a instituições para idosos
Senado Federal Audiência aponta desigualdades no acesso ao tratamento da hemofilia no SUS Mín. 14° Máx. 25°