
A Polícia Civil de São Paulo realizou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Damas de Ferro III, com o objetivo de combater crimes de violência doméstica e delitos de natureza sexual .
A ação é coordenada pela 8ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) , com apoio da 8ª Delegacia Seccional de Polícia e de unidades policiais subordinadas. A ação ocorre simultaneamente na capital paulista e nos municípios de São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo.
Durante a operação, equipes policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça no âmbito de investigações em andamento, que apuram a prática de crimes contra mulheres em situação de vulnerabilidade.
Até o momento, sete pessoas foram presas. As diligências seguem em andamento e novos resultados poderão ser divulgados após a conclusão dos trabalhos.
“O Governo de São Paulo reforça seu compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher, atuando de forma integrada, contínua e especializada para garantir a responsabilização dos autores e a proteção das vítimas”, afirmou o secretário-executivo da Segurança Pública do estado, coronel Henguel Ricardo Pereira.
O Governo de São Paulo ampliou as formas para que mulheres possam denunciar violência doméstica. O boletim de ocorrência, importante ferramenta para que a rede de apoio seja acionada e o agressor possa ser identificado e punido, pode ser feito de casa, pelo celular, ou com o apoio policial das delegacias.
O registro está disponível no aplicativo SP Mulher Segura , na delegacia online da Secretaria de Segurança Pública e nas delegacias de polícia.
É possível receber acolhimento e encaminhamento também na Cabine Lilás , que conta com atendimento de policiais militares treinadas no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). A Cabine Lilás também dá informações que auxiliem a mulher a interromper o ciclo da violência.
Quando uma vítima entra em contato com o número 190, a chamada passa por uma triagem para avaliar se o risco é iminente. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, uma equipe policial é enviada para garantir a segurança da mulher.
O SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.
Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem soluções como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações em www.spportodas.sp.gov.br
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°