
Os municípios de Indaiatuba, Itu e Salto, que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, poderão contar com a construção da segunda etapa da Barragem do Piraí, obra fundamental para a segurança hídrica da região. Com R$ 177 milhões em investimentos, o projeto será viabilizado pela adesão ao Universaliza SP, programa do Governo do Estado que visa promover a regionalização dos serviços de saneamento, permitindo ganhos de escala, maior eficiência operacional e viabilização de investimentos estruturantes, além de projetos de segurança e resiliência hídrica.
A Barragem do Piraí é um projeto estruturante e estratégico para garantir de forma sustentável a resiliência hídrica dos três municípios do consórcio. Com a conclusão da segunda etapa da barragem, os três municípios reduzirão a dependência de mananciais mais vulneráveis para o abastecimento, permitindo atender a demanda atual e futura de água pela população.
Entre as intervenções previstas para este projeto, estão a construção do dique de proteção da Fazenda Pirahy, com 700 metros de extensão e 9,5 metros de altura, a construção das adutoras e das estações elevatórias de água destinadas aos municípios de Itu e Salto, além da implantação de dispositivos ambientais e operacionais, como o sistema de transposição de peixes e a limpeza do reservatório. A execução da obra está prevista para os anos de 2027 e 2028.
“O Universaliza SP permite que viabilizemos projetos estruturantes como a Barragem do Piraí, que irá melhorar a resiliência hídrica dos municípios de Indaiatuba, Itu e Salto. Desta forma a população poderá contar com mais qualidade de vida agora e no futuro”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O investimento será viabilizado por meio de uma Parceria Público Privada. O operador será escolhido por licitação pública, e será responsável por construir e operar a barragem e o sistema produtor, da captação até a entrega às Estações de Tratamento de Água dos municípios. Os documentos relacionados ao edital de licitação estão disponíveis para consulta pública no site da SPI. Para participar da consulta, acesse https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/sec-parcerias-investimentos/projetos/projetos-qualificados/universalizasp .
Ainda dentro deste processo participativo, serão realizadas 5 audiências públicas com o objetivo de esclarecer dúvidas, apresentar os principais aspectos da modelagem e colher sugestões de municípios, especialistas, representantes do setor produtivo e da população.
As audiências serão realizadas nas seguintes datas:
* São Caetano do Sul: 11 de maio, às 14h
* Americana: 12 de maio, às 10h
* São Carlos: 14 de maio, às 14h
* São José do Rio Preto: 15 de maio, às 10h
* Virtual: 18 de maio, às 13h
São Paulo PM prende dupla responsável por roubos em ponto de ônibus na Grande São Paulo
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência Geral Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP Acidente aconteceu na zona sul da capital
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas Mín. 14° Máx. 25°