
A Agrishow 2026 chegou ao fim nesta sexta-feira (1º) com destaque para a participação do Governo de São Paulo na maior feira do agronegócio da América Latina. Por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Estado anunciou R$ 455 milhões em investimentos ao setor . Além disso, São Paulo alcançou a marca de 5,3 mil títulos rurais entregues, chegando a 250 mil hectares já regularizados desde 2023.
A pasta teve o maior estande institucional da feira e apresentou um pacote histórico de investimentos e esforços para fortalecer o agro paulista. Com a presença do governador Tarcísio de Freitas, produtores rurais, prefeitos, lideranças setoriais e representantes da cadeia produtiva, o espaço foi um dos principais pontos de visitação da Agrishow. O estande reuniu em um único ambiente políticas públicas, inovação, pesquisa, crédito rural e serviços ao produtor .
“Aproveitamos esse grande evento para mostrar nosso compromisso com o agronegócio paulista. Com o repasse recorde para o FEAP, mantemos um nível de crédito que garante segurança para o produtor rural, que vai poder contar com juros subvencionados, 20% mais baixos do que em outros programas de fomento para o agro”, disse o governador no evento.
Durante a feira, o Governo de São Paulo anunciou R$ 455 milhões em investimentos e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da produção rural, ampliação da competitividade e geração de oportunidades no campo .
O principal eixo do pacote foi a nova etapa do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que recebeu R$ 400 milhões em crédito rural, subvenção ao seguro rural e incentivo à sustentabilidade. Este é o maior ciclo de fortalecimento do fundo na história do Estado.
Os recursos incluem linhas para irrigação, energias renováveis, modernização produtiva, apoio à pecuária, aquicultura, produção sustentável e incentivo ao protagonismo feminino no campo. Entre os destaques, está o aporte recorde de R$ 25 milhões ao FEAP Mulher, linha exclusiva voltada às produtoras rurais paulistas.
Também foram destinados R$ 100 milhões em subvenção ao prêmio do seguro rural. Com isso, o Governo amplia a proteção do produtor diante de riscos climáticos e oscilações de mercado. Já a linha Pró-Trator e Implementos recebeu reforço para ampliar o acesso à mecanização agrícola com R$ 40 milhões investidos no ciclo 2026/2027 do FEAP.
Outro destaque da participação paulista na Agrishow foi o fortalecimento dos municípios. Durante o evento, a Secretaria de Agricultura entregou 177 maquinários agrícolas para 174 cidades paulistas , totalizando R$ 55 milhões em investimentos.
As entregas integram o programa Patrulha Rural, que amplia a estrutura das prefeituras e fortalece a produção agropecuária local. Desde 2023, já foram investidos mais de R$ 240 milhões na distribuição de 640 máquinas para 340 municípios.

A programação também contou com a assinatura de convênios com 90 cidades premiadas no programa Município Agro 2025. Ao todo, são R$ 6 milhões em repasses destinados à revitalização de Casas da Agricultura, manutenção de estradas rurais e desenvolvimento sustentável.
Na Agrishow 2026, o Governo de São Paulo entregou 42 novos títulos rurais, reforçando o maior programa de regularização fundiária da história paulista.
Desde 2023, por meio da Fundação Itesp, já foram emitidos mais de 5,3 mil títulos rurais. O número é 16 vezes superior ao registrado entre 2011 e 2022. Ao todo, 250 mil hectares já foram regularizados no Estado, beneficiando principalmente pequenos e médios produtores .
A medida amplia a segurança jurídica no campo, facilita o acesso ao crédito e impulsiona novos investimentos nas propriedades rurais.
A pesquisa agropecuária também teve espaço de destaque na feira. O Governo de São Paulo anunciou a nomeação de 37 novos pesquisadores para os institutos de pesquisa vinculados à Secretaria de Agricultura, além da ampliação do concurso com mais sete vagas, garantindo recomposição integral dos quadros técnicos.
Os novos profissionais reforçam instituições estratégicas como o Instituto Agronômico de Campinas, Instituto Biológico, Instituto de Economia Agrícola, Instituto de Pesca, Instituto de Zootecnia e Instituto de Tecnologia de Alimentos.
Durante a programação, o governador também visitou a Divisão de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, referência nacional em inovação para o setor sucroenergético.
Além dos anúncios institucionais, o estande do Governo de São Paulo ofereceu atendimento técnico a produtores rurais. Além disso, também apresentou programas estaduais e contou com o Pavilhão da Rotas de São Paulo, com 90 produtores paulistas dos segmentos de café, queijo, vinho e cachaça, além de outras cadeias produtivas, valorizando a produção regional e ampliando oportunidades de negócios.

Para o secretário Geraldo Melo Filho, a participação do Estado na feira reforça a força do agro paulista: “Encerramos a Agrishow com resultados concretos, investimentos robustos e políticas públicas que chegam ao produtor. São Paulo mostra, mais uma vez, que acredita no agro, investe em inovação e trabalha para gerar competitividade, renda e desenvolvimento no campo.”
São Paulo Moradores de Paraisópolis têm serviços de água e esgoto regularizados com atendimentos em van especializada
São Paulo Após anos de espera, moradores dos bairros Califórnia, Jatobá e Capão Bonito, em Botucatu, recebem esgotamento sanitário
São Paulo ‘Não sou mais ameaçada’: auxílio-aluguel do Governo de SP transforma vida de mulheres vítimas de violência
São Paulo Formato Y: Confira como será a operação da Linha 17-Ouro, a primeira com 3 destinos para os trens em SP
São Paulo Governo de SP reduz tarifas em praças de pedágio a partir de 1º de julho na região de Jaguariúna
São Paulo Frota de trens do Metrô de SP será reforçada para o jogo entre Brasil e Japão na próxima segunda-feira (29)
São Paulo Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê percorre mais de 7,4 km e aplica R$ 14,5 milhões em multas
São Paulo SP leva Rotas do Café ao São Paulo Coffee Festival e promove produtores paulistas Mín. 14° Máx. 25°