
O governador Tarcísio de Freitas visitou nesta sexta-feira (8) a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Suzano, implantada no início deste ano. Na ocasião, também foi descerrada a placa inaugural da unidade, que reforça os investimentos em ensino superior tecnológico e amplia o acesso à educação profissional gratuita no Alto Tietê. A entrega faz parte da programação do primeiro dia da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, que passa pelos municípios da região até este sábado (9).
“A Fatec de Suzano ficou pronta, já tem alunos matriculados e começamos a operação agora. No segundo semestre, vamos disponibilizar mais vagas, tanto para o vestibular quanto para o Provão Paulista. Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao ensino profissionalizante e tecnológico de qualidade, formando jovens preparados para as demandas do mercado de trabalho. Estamos investindo em estrutura e conteúdo alinhados à economia, porque sabemos que a educação profissional é um caminho importante para gerar emprego e desenvolvimento para a região”, afirmou o governador.

A agenda reuniu ainda o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e o diretor-superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias.
Com investimento total de R$ 30,5 milhões do Governo do Estado, a Fatec Suzano recebeu R$ 29,1 milhões em obras de construção e outros R$ 1,3 milhão destinados à aquisição de mobiliário e equipamentos.

A nova unidade conta com 12 salas de aula e sete laboratórios (quatro de informática, dois de ambientes de projeto e um de redes de computadores), além de auditório, biblioteca, salas administrativas, cantina e refeitório.
Implantada em 2026, a Fatec Suzano atende atualmente 79 alunos nos cursos superiores de tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores, ambos no período noturno.
As inscrições para o Vestibular das Fatecs seguem abertas até as 15h do dia 1º de junho, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 90.
Para o segundo semestre de 2026, as Fatecs do Estado oferecem 18.505 vagas, sendo 13.875 destinadas ao vestibular e outras 4.630 para estudantes do Provão Paulista.
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do estado para levar políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. A comitiva já passou pelas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.
A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e ocorrem anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.
São Paulo Governo de SP entrega Praça da Cidadania em Diadema e amplia acesso à capacitação no ABC Paulista
São Paulo Jogos da Melhor Idade chegam a Assis para quinta parada em 2026
São Paulo Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá
São Paulo Cães de resgate, mantimentos, abrigos, equipamentos e recursos médicos: bombeiros de SP levam ajuda às vítimas do terremoto na Venezuela
São Paulo Governo de SP confirma três novos casos de sarampo e orienta dose zero da vacina em bebês da capital e Guarulhos
São Paulo Programa Trampolim do Governo de SP abre inscrições para mais de 1,6 mil vagas em cursos gratuitos
São Paulo Governo de SP recomenda dose zero contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses na capital e em Guarulhos
São Paulo Porto de São Sebastião amplia calado e reforça competitividade operacional
São Paulo Governo de São Paulo entrega viaturas, fuzis e inaugura companhia da PM na região metropolitana Mín. 14° Máx. 25°