
O Governo do Estado de São Paulo reforçou a adoção de medidas emergenciais para atender às famílias atingidas pela explosão ocorrida no bairro do Jaguaré, na zona oeste da capital. Durante visita ao local na tarde desta terça-feira (13), ao lado das concessionárias Comgás e Sabesp, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que os moradores serão indenizados pelas empresas pelos danos materiais e receberão apoio habitacional do Estado.
“Estamos aqui para acompanhar o andamento dos trabalhos, conversar com as famílias, entender como elas estão e mostrar que vamos ampará-las. Nossa equipe já está em campo desde o ocorrido. Tudo o que está sendo feito ocorre em conjunto com a Comgás e a Sabesp. Trabalhamos neste momento naquele auxílio inicial às 232 famílias cadastradas, que receberam R$ 5 mil”, disse Tarcísio.
O governador reiterou que o valor não substitui as indenizações pelos prejuízos causados pela explosão, que estão sendo levantados pelas equipes técnicas das concessionárias. Até o momento, foram realizadas 105 vistorias em imóveis da região. Desses, 85 tiveram danos leves e passarão por reparos imediatos, enquanto 15 apresentam danos estruturais mais severos. Outras cinco casas precisarão ser demolidas por falta de condições de segurança.
O Estado apresentou três alternativas às famílias que perderam imóveis: transferência imediata para apartamentos da CDHU mobiliados, aquisição de imóvel por meio de carta de crédito ou reconstrução das casas no próprio local. “Conversamos com as lideranças da comunidade para oferecer todo o apoio. Vamos fazer o que der mais conforto para as famílias, principalmente no que diz respeito à moradia”, afirmou o governador.

Desde a manhã desta quarta-feira, uma van da CDHU atende as famílias atingidas pela explosão. “Nós vamos fazer um cadastramento dessas famílias, conhecer os problemas de cada uma delas e suas demandas. Desta forma, vamos conseguir fazer uma intermediação entre essas necessidades com as concessionárias que são as responsáveis pela indenização dessas famílias”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Marcelo Branco.
As causas da explosão seguem sob investigação da Polícia Científica. O governador afirmou que o Estado irá responsabilizar os envolvidos após a conclusão dos laudos técnicos e aplicar as sanções previstas em contrato e na regulação das concessionárias.
São Paulo Porto de São Sebastião amplia calado e reforça competitividade operacional
São Paulo Governo de São Paulo entrega viaturas, fuzis e inaugura companhia da PM na região metropolitana
São Paulo Gabaritos oficiais do Vestibulinho das Etecs estão disponíveis
São Paulo SP ultrapassa 15 mil estagiários em programa inédito de bolsas para alunos do ensino técnico do estado
São Paulo De pintor autônomo a barbeiro: Caminho da Capacitação abre nova carreira para morador de Eldorado
São Paulo Registro recebe Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas Mín. 14° Máx. 25°