
O Governo de SP mantém trabalho conjunto com as concessionárias Sabesp e Comgás no atendimento às famílias afetadas pela explosão ocorrida no Jaguaré, na zona oeste da capital. As equipes da Defesa Civil do Estado, Fundo Social de São Paulo, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Arsesp e demais órgãos estaduais atuam no local com ações de acolhimento, suporte habitacional, assistência humanitária e vistorias técnicas aos imóveis.
Nesta quinta-feira (14), a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) mapeou 80 imóveis na região, importante etapa para organização e planejamento dos atendimentos a serem realizados às famílias que perderam suas casas e serão realocadas para novas moradias. Cinquenta famílias já foram cadastradas e estão sendo atendidas.
A equipe social da CDHU mantém uma van no local para prestar atendimento e tirar dúvidas de moradores locais que comparecem espontaneamente à unidade móvel.
As famílias que perderam suas residências poderão optar por alternativas oferecidas pelo Governo de São Paulo . Entre elas estão a transferência imediata para apartamentos mobiliados da CDHU, aquisição de imóvel via carta de crédito e o auxílio aluguel. Todas as despesas com novas moradias e reconstrução dos danos causados pelo acidente serão integralmente ressarcidos pela Sabesp e Comgás.
Até o final da tarde desta quinta haviam sido vistoriadas 112 residências, das quais 27 foram interditadas e 85 estão liberadas para os moradores retornarem.
A Defesa Civil deu início ao processo de demolição dos imóveis interditados definitivamente. As demolições foram iniciadas a pedido das equipes da Polícia Técnico Científica, que precisam escavar o local em busca de evidências periciais para compor o laudo da explosão.
O Governo de SP disponibilizou na região do acidente o atendimento emergencial da carreta do Poupatempo . A unidade móvel foi deslocada ao local para para oferecer serviços essenciais, com destaque para a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A iniciativa busca garantir acesso rápido à documentação em um momento de necessidade, facilitando a regularização dos dados pessoais dos moradores. Também são oferecidos serviços como atestado de antecedentes e apoio ao uso dos canais digitais do Poupatempo .
Desde o acidente, equipes do Governo de SP e das concessionárias realizam o acolhimento social e distribuição de kits de ajuda humanitária na região, além de manter um posto de atendimento aos desabrigados e suporte às famílias.
De acordo com as concessionárias, 232 pessoas foram cadastradas e receberam o auxílio emergencial para despesas imediatas, ampliado para R$ 5 mil. As famílias também estão sendo acolhidas em hotéis e recebendo acompanhamento. Todos os demais danos sofridos pelos moradores serão ressarcidos pelas empresas.
As equipes da Sabesp e Comgás também já iniciaram a reforma das unidades atingidas no bairro.
O Fundo Social de São Paulo, apoiado pela Defesa Civil, segue entregando doações para a comunidade. Foram encaminhadas 100 cestas básicas, 100 fardos de água, mais de 70 kits de higiene e limpeza, 100 kits dormitório, além de roupas, calçados, brinquedos e 25 quilos de ração para cães e gatos.
O governador Tarcísio de Freitas criou a Gerência de Apoio do Jaguaré , estrutura responsável por coordenar e acompanhar as ações emergenciais voltadas ao atendimento das vítimas e à restauração da área atingida pela explosão. A medida busca centralizar e dar mais agilidade às providências adotadas pelo Estado, integrando diferentes órgãos e serviços mobilizados desde as primeiras horas após o acidente.
A nova gerência, coordenada pelo Cel. PM Elço Moreira da Silva Júnior, tem como atribuições coordenar e articular as ações dos órgãos estaduais, reunir informações sobre as necessidades das famílias afetadas, centralizar a interlocução com instituições públicas e privadas e monitorar as medidas de recuperação da área atingida. O decreto também prevê prioridade no atendimento às demandas encaminhadas pela estrutura aos órgãos estaduais e autoriza a criação de grupos técnicos e comissões temporárias para apoiar a elaboração de soluções e acelerar a recomposição dos danos causados pela explosão.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) oficializou as concessionárias Sabesp e Comgás para a apresentação dos primeiros esclarecimentos sobre a explosão ocorrida no Jaguaré, na capital paulista. As empresas deverão encaminhar as informações solicitadas pela Agência até sexta-feira (15).
A medida faz parte do processo fiscalizatório instaurado pela Arsesp para apurar as causas do incidente. A documentação encaminhada pelas concessionárias será analisada pela Agência e poderá subsidiar a adoção das medidas cabíveis previstas nos respectivos contratos.
São Paulo De pintor autônomo a barbeiro: Caminho da Capacitação abre nova carreira para morador de Eldorado
São Paulo Registro recebe Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos
São Paulo Dia Nacional do Diabetes: com aumento de 97% nos atendimentos, SP reforça importância do diagnóstico precoce da doença Mín. 14° Máx. 25°