
Após mais de três décadas de espera, o Governo de São Paulo deu início neste domingo (31) à revitalização completa da Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo, com ações voltadas ao turismo, lazer e desenvolvimento econômico.O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, com a autorização do início das obras.
Por meio de convênio com o Estado, o projeto do município conta com aporte de R$ 22 milhões do Governo de São Paulo e R$ 6 milhões de recursos municipais. A previsão para conclusão das obras é de cerca de 15 meses.
“O Riacho Grande tem um potencial turístico gigantesco. As pessoas estão vindo de vários locais de São Paulo. É um investimento importante em uma revitalização completa. O objetivo é trazer mais gente para cá, essa região será referência”, disse o governador.
A iniciativa tem como foco transformar o espaço em um moderno complexo turístico, esportivo e náutico, ampliando as opções de convivência, entretenimento e geração de renda para moradores e visitantes.
Entre as melhorias estão a implantação de pet park, playground, área coberta para eventos e atividades comunitárias, pergolado para convivência, chafariz interativo, quadra de beach tennis, chuveirão e pontos de hidratação para os frequentadores.
Além disso, o empreendimento contará com complexo náutico, que fortalecerá o turismo do Riacho Grande, criando novas oportunidades para o setor. O projeto contempla píeres especializados para lanchas, jet skis, embarque e desembarque de passageiros, pesca e convivência, além de uma rampa para acesso de embarcações à água. Outro destaque será a implantação de um restaurante flutuante, proporcionando uma experiência diferenciada aos visitantes, com vista privilegiada para a Represa Billings.
A infraestrutura de apoio também será ampliada com sanitários públicos acessíveis, edifício administrativo, espaços para guarda de materiais, manutenção dos quiosques já existentes e instalação de novos pontos comerciais para alimentação e serviços.
O projeto da revitalização da Prainha ainda contará com um complexo de segurança aos banhistas e visitantes com base do Corpo de Bombeiros, posto da Polícia Militar, base da GCM (Guarda Civil Municipal) e estrutura de fiscalização das atividades náuticas.
No projeto, estão previstas áreas de estacionamento, ciclovia, paraciclos, piso acessível com rampas e sinalização tátil, além de espaço exclusivo para embarque e desembarque de veículos por aplicativos.
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (25), em SP: tempo instável
São Paulo Estação da Luz da CPTM recebe ação com psicoterapeutas nesta quinta-feira (25)
São Paulo Governo de SP fortalece fiscalização ambiental com avanço nas ações e apoio de tecnologia
São Paulo SP participa de operação integrada com foco nas principais rotas criminosas do país
São Paulo “Quando a gente recebia visita, tinha que economizar porque dependia da reserva da caixa d’água. Agora estamos muito felizes”: morador de Itupeva comemora ampliação da rede
São Paulo Polícia Civil de SP publica classificação final de concurso público para investigador
São Paulo Governo de SP inaugura Cidade Saúde e amplia oferta de procedimentos especializados na região de Campinas
São Paulo “Você imagina de R$ 150 a sua conta de água cair para R$ 40. Se somar o ano todo, garante a compra de um mês”: líder comunitária destaca a importância da Tarifa Social Paulista
São Paulo SP Produz: Governo entrega selos para 110 Cadeias Produtivas Locais Mín. 12° Máx. 16°