
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) depositou nesta semana R$ 648,91 milhões na conta dos 645 municípios paulistas. Esse é o quarto repasse referente ao mês de maio, do ICMS arrecadado no período de 25 a 29 de maio, já com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A Sefaz-SP já havia repassado R$ 3,36 bilhões aos municípios em três transferências anteriores,12, 19 e 26/5, relativos ao ICMS apurado de 4 a 8/5, de 11 a 15/5, e de 18 a 22/5, respectivamente. Com o depósito desta terça-feira (2), o valor total transferido em maio foi de R$ 4,01 bilhões.
Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.
Nos primeiros cinco meses de 2026, o Governo Estadual realizou 22 repasses às cidades paulistas totalizando R$ 19,7 bilhões do ICMS.
Os repasses semanais são feitos sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios .
Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados.
A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.
Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertence aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).
Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.
São Paulo Casa Paulista subsidia a compra de 190 moradias no Jaraguá, zona norte da capital
São Paulo Crescimento da produção leva eucalipto ao grupo dos produtos mais valiosos do campo paulista
São Paulo 3 ações de saneamento que ampliaram o tratamento de esgoto em Guarulhos e ajudaram a recuperar o Rio Tietê
São Paulo USP desenvolve nanotecnologia que permite tratar doenças de pele com precisão
São Paulo Avó de 62 anos conquista primeiro certificado de sua vida com o Caminho da Capacitação
São Paulo Tarifa Social Paulista: desconto na conta de água ajuda moradores das comunidades a viverem com mais dignidade
São Paulo Governo de SP inicia trabalhos em Cotia para implantação da Linha 22-Marrom de metrô
São Paulo Entenda como a alta de 120% nos investimentos em saneamento em SP melhora renda e saúde da população
São Paulo Com apoio do SP Produz, Santa Rita do Passa Quatro une fé e desenvolvimento econômico Mín. 10° Máx. 22°