Com candidatura em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , Arthur Henrique (PL) foi o mais votado para o cargo de governador do estado de Roraima, em eleição suplementar ocorrida nesse domingo (21) . Ele e o candidato a vice, subtenente Velton, receberam 160.004 votos, 60,87% dos votos válidos.
O resultado da apuração foi anunciado ainda na noite de ontem, mas os candidatos só poderão ser declarados eleitos após o TSE analisar uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RR) que indeferiu o registro dos candidatos por descumprimento do prazo legal de desincompatibilização (afastamento do cargo para disputar eleição).
Arthur Henrique ocupava o cargo de prefeito de Boa Vista e, após a cassação do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e de seu vice Edilson Damião (UNIÃO), desligou-se da gestão para concorrer à eleição suplementar.
O afastamento seguiu o prazo estabelecido pelo TRE-RR por resolução, de apenas 24 horas. No entanto do Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão, por considerar o prazo em desacordo com a Lei Complementar 64/1990 , que prevê um prazo mínimo de três meses.
Os candidatos Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos) receberam 93.897 votos válidos (35,72%). A chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol), 8.948 votos – o equivalente a 3,40% dos votos válidos na eleição suplementar.
Política Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado
Política Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027
Política SP: TCE aprova com ressalvas as contas do governo de Tarcísio de 2025
Política Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar Política Projeto dispensa licitação para medicamentos produzidos pela Hemobrás Contratação para o SUS poderá ser direta quando produção for exclusiva Política Ministro rebate oposição: trabalhador paga hoje menos impostos no país Durigan defendeu rumos da economia e pediu mudanças em Refis do agro Mín. 11° Máx. 26°