
Com um aumento de 70% na participação, um público total de 2.056 pessoas circulando pelo evento e o anúncio de R$ 90 milhões em investimentos, a segunda edição do SP Audiovisual Hub movimentou o setor entre os dias 8 e 12 de junho. Realizado na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas , o encontro teve como objetivo transformar o potencial local em negócios sólidos e consolidar São Paulo como o principal polo de conexão internacional do audiovisual na América Latina.
Durante cinco dias, profissionais, empresas, estudantes e agentes do mercado participaram de uma imersão e se aproximaram de produtoras, agentes de vendas, fundos, distribuidoras, plataformas e festivais internacionais, onde puderam ampliar seus conhecimentos e conversar sobre assuntos importantes para a área.
A programação de alto nível contou com painéis, workshops e debates, além de 25 horas dedicadas exclusivamente a rodadas de negócios, um aumento de mais de 10 horas em comparação à primeira edição.
LEIA TAMBÉM: Dia do Cinema Brasileiro: Cadeia Produtiva Local Audiovisual ganha destaque com fomento do SP Produz em Bauru
“O SP Audiovisual Hub não é apenas um evento, mas um motor de desenvolvimento para o nosso Estado. Ver um crescimento de 70% na participação prova que nosso ecossistema está maduro e sedento por expansão. Ao unirmos fomento, capacitação e acesso direto a players internacionais, mostramos que São Paulo tem a estrutura, o talento e a visão estratégica para ser o maior e mais competitivo polo audiovisual da América Latina”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Para enriquecer as trocas, o evento recebeu cerca de 30 convidados internacionais, além de grandes referências do mercado brasileiro. Entre eles, nomes como o do cineasta Daniel Rezende, indicado ao Oscar pela montagem de Cidade de Deus, Jim Kolmar, curador do SXSW, e a produtora e cineasta Ale McHaddo, da animação “Cordélicos – A Origem do Cabra da Peste”.
O investimento de R$ 90 milhões, anunciado pelo Governo de São Paulo durante o evento, será destinado aos editais do Fomento CultSP. Os recursos são voltados às linguagens de audiovisual e games, além de arquitetura, economia criativa (moda e design de produtos), festivais e eventos, e apoio a municípios de até 50 mil habitantes.
Além disso, por meio do CULTSP PRO, a Secretaria da Cultura anunciou o Programa Internacional de Desenvolvimento de Roteiros e Projetos Audiovisuais, uma parceria com a London Film School e a Universidad del Cine de Buenos Aires – UCINE.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança programa internacional para desenvolvimento de projetos audiovisuais
Os anúncios, assim como a realização do evento, reforçaram o compromisso do Estado com o setor no fortalecimento da competitividade, ampliação de investimentos e auxílio a todos os profissionais que buscam crescimento na área.
O SP Audiovisual HUB é uma realização da do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com curadoria e gestão do SIAESP, em parceria com MIS, APAA e FAAP, com programação voltada à formação, ao mercado e à internacionalização do setor.
São Paulo PM de SP prende homem que fez reféns em ônibus que levava pacientes para hospital em Ribeirão Preto
São Paulo Metrô de SP terá distribuição gratuita de álbuns da Copa e pontos de doação de figurinhas
São Paulo Cerca de 120 jovens da Fundação CASA buscam capacitação por meio dos vestibulares da Etec e Fatec no segundo semestre
São Paulo Campanha do Agasalho 2026 mobiliza população e arrecada R$ 1,5 milhão para compra de cobertores em SP
São Paulo Moradores da comunidade na Zona Sul de SP recebem água tratada e coleta de esgoto
São Paulo Livros esquecidos na estante? Feira na Faculdade de Educação da USP promove troca de exemplares Mín. 17° Máx. 22°