Quinta, 25 de Junho de 2026
14°

Chuvas esparsas

Sorocaba, SP

Geral São Paulo

Nova adutora reforça abastecimento de água em bairros de Ilhabela

Obras começaram na segunda-feira (22) e devem durar 30 dias; trânsito terá interdições parciais no sistema pare e siga

25/06/2026 às 15h49
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Nova infraestrutura fortalece o abastecimento do município, que registra aumento da demanda por água na alta temporada e em feriados prolongados Foto: Divulgação/Sabesp
Nova infraestrutura fortalece o abastecimento do município, que registra aumento da demanda por água na alta temporada e em feriados prolongados Foto: Divulgação/Sabesp

Começou nesta semana a implantação de uma nova adutora de água para atender os bairros Green Park e Reino, em Ilhabela. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a obra aumenta a segurança operacional do sistema e a confiabilidade no fornecimento. A previsão de conclusão é de 30 dias.

A nova infraestrutura fortalece o abastecimento do município, que registra aumento da demanda por água na alta temporada e em feriados prolongados.

Interdições viárias

Para executar a obra, haverá interdições parciais e temporárias nas ruas Agostinho Sampaio Garcia, Sebastião Xavier Peres, José Seno e Estação da Toca, conforme o avanço dos serviços. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O trânsito funcionará em meia pista, no sistema “Pare e Siga”, com sinalização e orientação aos motoristas.

LEIA TAMBÉM: Gestão da pressão traz economia equivalente a dois meses do consumo de água da cidade de São Paulo

A recomendação é redobrar a atenção ao trafegar pela região e, se possível, usar rotas alternativas durante o período. Os transtornos são temporários e os benefícios ao abastecimento serão permanentes.

Investimentos no Litoral Norte

O Litoral Norte de São Paulo passa por uma ampla transformação na infraestrutura de saneamento que já levou a milhares de pessoas água encanada e coleta e tratamento de esgoto. Até 2029, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba receberão R$ 3,7 bilhões em investimentos da Sabesp para ampliar os serviços e fortalecer a segurança hídrica da região. A ampliação dos investimentos é possível graças ao novo contrato firmado pelo Governo de São Paulo após a desestatização da companhia em 2024.

LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona monitoramento por satélite e inteligência artificial nos rios Tietê e Pinheiros

O plano integra o compromisso da Companhia para antecipar as metas do Marco Legal do Saneamento e garantir que o crescimento das cidades seja acompanhado por uma infraestrutura capaz de atender moradores e visitantes com mais eficiência e sustentabilidade.

Do total previsto, R$ 850,7 milhões já foram aplicados desde o segundo semestre de 2024. Outros R$ 2,8 bilhões serão investidos nos próximos anos em obras e melhorias operacionais que vão ampliar a capacidade dos sistemas e acelerar a universalização dos serviços.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sorocaba, SP Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
14°
Chuvas esparsas

Mín. 13° Máx. 14°

Sex 19°C 13°C
Sáb 24°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 16°C
Ter 25°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes