A transformação do lodo resultante do tratamento do esgoto, em Santos, litoral sul de São Paulo, está em discussão na Câmara. projeto do vereador Augusto Duarte (PSDB) obriga que as empresas que exploram o serviço de tratamento do esgoto façam o reaproveitamento do lodo.
O assunto foi discutido nesta semana pela Câmara e o projeto já foi aprovado quanto à legalidade. Não há previsão de quando o projeto voltará para io segundo turno de votação.
Atualmente, todo o lodo que se extrai no processo de tratamento do esgoto é dispensado no aterro sanitário junto com o lixo orgânico. O vereador quer proibir essa destinação. Segundo ele, caberá à Prefeitura impor as sanções a quem desobedecer as regras.
O vereador justifica que o lodo não pode continuar sendo descartadio em aterros sanitários. Ele explica que 80% do lodo é água e outros 20% de material orgânico.Ele sugere a produção de adubo. "Assim, reduziremos o uso de fertilizantes", diz.
O QUE É - O lodo de esgoto é um resíduo sólido de composição variável, rico em matéria orgânica, que é separado da fase liquida nos processos de tratamento nas ETE’s- Estações de Tratamento de Esgoto através da decantação ou da flotação. Normalmente nos sistemas de tratamentos adotados no Brasil, a média de produção é de 17,5kg/ano de lodo seco por habitante, equivalentes 24t dia de lodo com 20% de sólidos para cada 100000 habitantes. Em Itu, a ETE Canjica que trata os esgotos gerados no município com exceção do Bairro Pirapitingui e Zona Rural gera mensalmente 450 toneladas de lodo de esgoto com 20% de Sólidos.
No Brasil, considerando uma população urbana de aproximadamente 170 milhões, caso fosse universalizado o tratamento de esgoto, a geração de lodo giraria em torno de 3 milhões de toneladas ano de matéria orgânica advinda do lodo de esgoto que deverão ser dispostas adequadamente.
Atualmente as principais alternativas de tratamento e destinação final de lodos de esgoto incluem sua disposição em aterros sanitários, aterros industriais, incineração, disposição oceânica (essa técnica tende a ser banida em função do Tratado Internacional Oceânico), recuperação de áreas degradadas, uso como fertilizante em grandes culturas, reflorestamento e landfarming.
O projeto recebeu pareceres favoráveis de todas as comissões por onde passou e está pronto para ser votado quanto ao mérito. Não há previsão de pauta da matéria para a próxima sessão.
Mín. 20° Máx. 30°