Situação de emergência foi decretada pela Prefeitura de Piedade (região de Sorocaba) após as fortes chuvas dos últimos dias. O documento foi assinado nesta sexta-feira,17 pelo prefeito Geraldo Filho. Situaçãpo de caos, especialmente na periferia.
Além das chuvas que cairam o município, o documento cita também o alerta sobre a possibilidade de novas chuvas, com índice pluviométrico ainda maior.Moradores apreensivos com a sitiação.
Em outro trecho do decreto, o prefeito afirma que com os eventos climáticos ocorreram danos pessoais, materiais, econômicos e sociais e que são necessárias ações para preservação do bem-estar da população, além de medidas necessárias para a reestruturação e restabelecimento da normalidade.
No documento, Geraldo explica que o detalhamento do desastre, que consta em parecer técnico do Núcleo de Defesa Civil da cidade, é favorável à declaração da situação de anormalidade.
Com a medida adotada, há a autorização para mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Núcleo de Defesa Civil do Município, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.
Também está autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre.
A medida ainda permite agentes podem entrar em residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação. Além disso, eles podem usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização, se houver dano.
DESABAMENTO - Duas casas e um prédio desabaram durante o temporal que atingiu a cidade durante a madrugada de sexta-feira. Um morador ouviu estalos e conseguiu avisar os vizinhos, que moram no Jardim Secol.
Todas as pessoas conseguiram sair dos imóveis e ninguém ficou ferido. Um veículo foi parar embaixo dos escombros.
CHUVA - O temporal causou vários transtornos em cidades do interior de São Paulo. Em Sorocaba (SP), o mês de fevereiro registra o maior volume de chuvas dos últimos 10 anos, segundo a prefeitura.
Diversos locais ficaram alagados na cidade. A Avenida Dom Aguirre, nas regiões da Praça Lions, Ponte Francisco Delosso, Praça Dom Tadeu Strunck e Parque da Águas, foi temporariamente interditada.
Ainda segundo a prefeitura, foram registrados casos de enxurradas nas avenidas Ipanema e Itavuvu. No Jardim Gutierres, na zona leste, houve registro de queda no fornecimento de energia elétrica.
SALTO - Em Salto de Pirapora (SP), a Rua João Pedroso da Rosa, no Jardim Paulistano, ficou alagada. O local fica perto de uma praça onde uma mulher desapareceu e foi encontrada sem vida na terça-feira (14).
OUTRAS - Cidades da região de Jundiaí (SP) também tiveram prejuízos por conta da chuva forte. Um morador de Várzea Paulista (SP) acabou caindo em uma enxurrada ao sair de um bar que fica na Rua Dom Pedro I, no Jardim Buriti. Ele foi socorrido por outro morador e passa bem.
Mín. ° Máx. °